O Lions Clube Centro de São José do Rio Preto arrecadou cerca de 350 litros de óleo de cozinha usado no Drive-Thru do Bem, realizado no último sábado (14/05). O resíduo foi encaminhado ao projeto Óleo do Bem, que fará a reciclagem e o transformará em produtos como sabão em barra e biodiesel.

A reciclagem do óleo de cozinha usado é imprescindível para o controle da poluição das cidades e a preservação do meio ambiente. Quando esse resíduo é jogado na pia ou no lixo polui os mananciais de água potável, rios e até mesmo mares.  Estudos mostram que cerca de 1 litro de óleo pode contaminar aproximadamente 25 mil litros de águas.

Material arrecadado no Drive-Thru do Bem, do Lions Clube

O descarte correto do óleo de cozinha usado também evita o entupimento das tubulações residenciais e municipais de esgoto, tornando o tratamento de água mais barato e sem agredir a natureza (o processo de limpeza demanda o uso de substâncias altamente tóxicas que podem causar danos significativos ao meio ambiente).

O evento acabou, mas arrecadação continua!

Além do Drive-Thru do Bem, os moradores de São José do Rio Preto podem fazer o descarte correto do óleo de cozinha nos pontos de coleta do projeto Óleo do Bem. São 166 locais espalhados pela cidade onde os cidadãos podem levar esse tipo de resíduo. Você pode consultar os endereços pelo site oleodobem.com

Para levar o óleo aos pontos de coleta, é preciso armazená-lo em uma garrafa pet de 2 litros. Quando o recipiente estiver cheio, você pode levá-lo nos locais indicados. Ao fazer a doação, o munícipe ganhará duas barras de sabão.