Enquanto os alunos da CEM Profº Orozimbo Furtado Filho, localizada no Distrito de Simonsen em Votuporanga, participavam das brincadeiras instaladas na quadra da escola para o Dia do Bem - premiação conquistada pela segunda colocação na Gincana Óleo do Bem -, os professores da escola conversavam e falavam da alegria do aluno Donizete, de 10 anos, ter ficado com a premiação do estudante que arrecadou a maior quantidade de óleo de cozinha usado da escola vencedora.

Donizete, segundo as professoras, é extremamente dedicado aos estudos e realmente mereceu ficar com esse prêmio (1 tablet). As professoras contaram que a família dele dificilmente teria condições de comprar um equipamento igual ao que ele ganhou.

No entanto, o aluno da Orozimbo pediu para trocar a premiação com a professora Clara, a qual foi premiada com um celular por ser escolhida pelos alunos e colegas como a profissional que mais incentivou as crianças a participarem da Gincana Óleo do Bem.  A troca foi realizada, segundo a docente, pois ela acredita que o celular será fundamental para o desenvolvimento dos estudos do Donizete e também pelo fato dele ser o único aluno da sala a não ter um celular.

Clara já trabalha na Orozimbo há 10 anos e conta que neste ano teve vários alunos curiosos, questionadores e participativos. Mas o que chama a atenção no Donizete são os assuntos de interesse dele. Ela percebe que o aluno assiste jornais e está sempre atualizado sobre as guerras e conflitos geopolíticos do mundo, fazendo sempre apontamentos interessantes a respeito destes assuntos na sala de aula.

Donizete usa o celular para pesquisar temas sobre a humanidade

“Acredito que o celular possibilitará a ele um amplo acesso à internet e por meio de pesquisas facilitará o acesso as diversas fontes de conhecimento, podendo assim, ampliar sua aprendizagem. Ele não tinha celular próprio, quando precisava, fazia uso do dispositivo eletrônico da mãe, o que nem sempre estava disponível”, diz a professora.

Quando chegou em casa com o celular, e após liga-lo pela primeira vez, Donizete usou o dispositivo eletrônico para entender o motivo da China desenvolver sua moeda ao ponto do valor ser mais alto que o dólar. Além disso, buscou informações sobre diversos assuntos da atualidade. Mas, os temas que mais atraem o jovem são fatos marcantes da história da humanidade, principalmente o desastre de Chernobil.

“Eu me senti feliz em ajudar a natureza e ganhar o prêmio. Meu sonho de vida é ser professor e depois ser diretor de escola, quero me dedicar aos estudos, para sempre ter bons conhecimentos acerca de tudo que acontece”, disse Donizete, que está no 5º ano.

Donizete recebe o tablet do projeto Óleo do Bem por ser o aluno que coletou a maior quantidade de óleo de cozinha usado 

Para coletar a quantia de 108 litros de óleo de cozinha usado Donizete contou com o apoio da família, dos vizinhos (o estudante também mora no Distrito de Simonsen) e dos colegas de classe. Ele visitava os moradores do seu bairro todos os dias pedindo as garrafas pet com o óleo. Devido ao empenho e resultado na arrecadação, os colegas de classe também passaram a destinar o que conseguiam ao Donizete.

“O mérito da arrecadação é do Donizete e da família pois a ajuda que recebeu representou pouco perto do que ele arrecadou. Todo o óleo arrecadado pelo aluno foi de cunho doméstico”.

A GINCANA ÓLEO DO BEM COLETA ÓLEO DE COZINHA NAS ESCOLAS DE VOTUPORANGA

A gincana de coleta de óleo de cozinha usado é uma ação do projeto Óleo do Bem. O principal é objetivo incentivar as crianças a se engajarem nas ações de reciclagem desse tipo de resíduo e difundir o impacto positivo ao meio ambiente. Em Votuporanga participaram cerca de 40 escolas municipais.

O público-alvo da Gincana são estudantes da Educação Infantil, Fundamental I e II da rede pública e particular dos municípios onde o projeto atua. Clara diz que participar dessa ação foi bastante prazerosa para os alunos. Além de contribuir com a natureza, conscientizar as famílias, houve também o incentivo pela troca do óleo pelas barras de sabão, e consequentemente a possibilidade do prêmio.

Alunos da Orozimbo participam da Gincana Óleo do Bem

“Foi gratificante trabalhar com o conteúdo e participar da Gincana do Óleo do Bem. Trabalhar com questões ambientais favorece a preservação ao meio ambiente, geram ótimas reflexões nos alunos e todos nós ganhamos em qualidade de vida e bem-estar. Tudo que mobiliza a sociedade na busca pela preservação ambiental é positivo, com a gincana vimos um engajamento de todas as escolas da rede em prol da causa”, diz a professora Clara.

No ano que vem haverá mais uma oportunidade dos alunos de Votuporanga participarem da gincana e concorrerem a todos os prêmios novamente. O projeto Óleo do Bem entrará em contato com as diretoras das escolas e divulgará em seus meios de comunicação as datas para inscrição e início da atividade.

A Gincana Óleo do Bem também aceita inscrições de instituições particulares ou outras instituições de ensino. No caso do interesse em participar dessa ação, o representante da instituição de ensino pode entrar em contato pelo e-mail contato@oleodobem.com.

Veja mais notícias sobre a coleta do óleo de cozinha usado

• São Bernardo é reconhecida pelo Guinnes como a cidade que mais arrecadou óleo de cozinha em 1 mês no mundo
• Como os pontos de coleta do Óleo do Bem podem se beneficiar do marketing verde