A viagem durou cerca de sete horas e foi de Paris até Montreal.

A Air France lançou no mês de maio o primeiro avião a fazer um voo de longa distância usando Sustainable Aviation Fuel (SAF), ou seja, um combustível sustentável cuja matéria prima é o óleo de cozinha.

Com sete horas de duração, da Europa a América do Norte, segundo o campanhia o uso de um combustível sustentável evitou a emissão de 20 toneladas de CO2.

A França já sinaliza aumentar o uso de combustíveis sustentáveis na aviação. A legislação francesa exige que aeronaves usem pelo menos 1% de safe até 2022 para todos voos que iniciam na França, e consequentemente que esse percentual suba gradualmente chegando a 5% em 2030.

O Acordo Verde Europeu foi anunciado em 2019 que tem como objetivo políticas para zerar a emissão de gases estufa na atmosfera entre os países europeus até 2050.

O primeiro avião comercial abastecido com biocombustível decolou há mais de uma década, de Londres, na Inglaterra, e Amsterdam, na Holanda. Anos depois os altos custos desse tipo de abastecimento são uma barreira para a adoção massiva de biocombustíveis. Porém a indústria aeronáutica avalia que essa é a única alternativa para reduzir a emissão de gases poluentes. Segundo a LATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo, os combustíveis sustentáveis emitem 80% menos gases na atmosfera.


Fonte: CNN; Todos a Bordo - UOL; Air France; rawpixel.com - br.freepik.com .
‌‌
Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite