O ÓLEO DO BEM conta com diversos parceiros para colocar seus objetivos em prática. Conheça quem são eles e confira os depoimentos de quem faz parte dessa jornada.            ‌

TEM +

O TEM + é uma plataforma de negócios que propõe soluções para empresas através da Mídia, Negócios, Experiências, Inovação e Sustentabilidade.

Seu objetivo é possibilitar que empresas se reinventem conforme a necessidade do mercado, mas para além disso, fazer com que empresas busquem uma mudança social, por meio de projetos e da pró-atividade. Por isso, o TEM + é um dos parceiros operacionais do ÓLEO DO BEM.

“A Sustentabilidade está no nosso DNA e no mundo de hoje não há mais espaço para empresas que não tenham compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Além do nosso compromisso com as empresas através do nosso suporte, o nosso maior compromisso é com o planeta.”
Vinicius Garrido, CEO TEM +

Instituto Triângulo

O Instituto Triângulo é uma organização não governamental que tem como missão incorporar atitudes sustentáveis no dia a dia da comunidade, de maneira que estes repliquem atitudes sustentáveis de forma autônoma.

Desde sua criação em 2002, o Instituto Triângulo se preocupa com o descarte incorreto do óleo de cozinha no meio ambiente, e nestes quase 20 anos de existência, tem promovido campanhas para mudar esta realidade. Hoje, a ONG possui a maior rede de mobilização ecológica urbana do Brasil em prol da reciclagem do óleo de cozinha.

O Instituto, um importante parceiro operacional do projeto, treinará voluntários, promoverá atividades educacionais, produzirá e fornecerá o sabão ecológico entregue a quem colabora com a doação de óleo usado nos pontos de coleta.

“O Programa Óleo do Bem tem tudo para ser a grande referência no estado de SP para a reciclagem de óleos e gorduras residuais e mobilização ecológica urbana. A parceria entre TV Tem, Instituto Triângulo e Cerol, agrega a experiência de promoção e divulgação, mobilização e educação ambiental, logística de coleta e destinação sustentável de óleos e gorduras residuais. O Óleo do Bem preserva a qualidade da água, reduz emissões de CO2, além de facilitar a adoção de hábitos sustentáveis, através de pontos de entrega voluntária, inicialmente na cidade de São José do Rio Preto.”
Eduardo Maki - Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Triângulo e do Programa Bióleo.

Cerol Óleo Vegetal

A Cerol Óleo Vegetal é uma grande empresa do ramo de óleos e gorduras e será responsável pela logística do projeto Óleo do Bem, assim como a reciclagem do óleo excedente da produção de sabão, garantindo a correta destinação dele e também de todas as garrafas pets arrecadas.

“Participar do programa Óleo do Bem reafirma o compromisso da Cerol em preservar o ambiente em que vivemos. Vamos estabelecer uma grande rede de mobilização e coleta de óleo vegetal usado, contribuindo para a adoção de hábitos sustentáveis em toda a população de  São José do Rio Preto.”
Napoleão Braga Gumiero - Sócio e diretor da Cerol Óleo Vegetal

‌‌Óleo Villa Velha

Com mais de quatro décadas de existência, o Óleo Vila Velha já carrega sustentabilidade em seu nome e sua história. A marca é inspirada em um patrimônio histórico brasileiro, o Parque Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, no Paraná. O parque é composto por um cenário natural deslumbrante, símbolo de sustentabilidade e conservação.

O Óleo Vila Velha acredita no Óleo do Bem e foi a primeira empresa a patrocinar o projeto.

“Como uma líder na comercialização e no processamento de produtos agrícolas, com uma rede global de instalações de processamento, ativos logísticos e operações agrícolas limitadas, temos a tarefa de originar e distribuir produtos de maneira confiável e responsável, ajudando a reduzir o impacto ambiental do nosso setor.”
André Mincov Tenório - SHE Specialist da LDC (Louis Dreyfus Company) / Óleo Villa Velha

‌TV TEM

A TV TEM é afiliada Globo que possui a maior abrangência no Estado de São Paulo, alcançando 318 municípios, o equivalente a 50% do interior paulista. Com atuação no audiovisual, a TV TEM dispõe de conteúdo jornalístico regionalizado e de entretenimento. Além disso, apoia e realiza projetos de responsabilidade social e ambiental e de utilidade pública.

Em 2019, a TV TEM foi a primeira emissora de TV a se tornar signatária dos ODS, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, comprometendo-se ainda mais com o desenvolvimento sustentável da região.

Em sua cartela de projetos estão o Cidade Limpa, TEM Mais Verde, Parte de VC!, entre outros. Líder na região onde atua, a TV TEM é a responsável por divulgar o projeto ÓLEO DO BEM, tornando-se uma importante parceira para sua realização.

“Muito antes de se tornar signatária dos ODS, desde a sua fundação, a TV TEM colabora e é atuante pro desenvolvimento sustentável do nosso interior. Esse fio condutor passa pelo desenvolvimento e operação de projetos Sócio ambientais  próprios e em  parcerias. Produção de conteúdo, investimento em  estrutura, operação e  ações ambientais internas para seus colaboradores estão em nossa essência.”
Luiz Ricardo Queiroz - Diretor Regional da TV TEM

Prefeitura de São José do Rio Preto

O município de São José do Rio Preto foi o primeiro escolhido para receber o projeto, mas a cidade já tem um histórico de compromisso com a sustentabilidade. Em 2018, foi considerado o melhor no quesito gestão ambiental de todo o Estado de São Paulo. A cidade também foi a segunda no Estado a aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Com o nosso olhar público voltado para a constante busca da Sustentabilidade estamos convictos, que o Projeto Óleo do Bem vem nos presentear com ações focadas na qualidade dos nossos rios e economia de recursos, fortalecidas no exercício das nossas relações com a Natureza, e traz uma valorosa contribuição ao processo coletivo de avanço da Qualidade Ambiental e de Saúde Humana.”
Kátia Penteado - Secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto     ‌

ACIRP - Associação Comercial de São José do Rio Preto

A ACIRP é uma das principais porta-vozes empresariais da cidade de São José do Rio Preto e de todo Noroeste Paulista. A Associação participa de decisões fundamentais para o desenvolvimento do município e conta com mais de 4 mil associados do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio.

Atenta ao desenvolvimento sustentável, a Acirp acompanha atentamente as mudanças e debates de toda sociedade, a fim de orientar grandes, médias, pequenas e micro empresas.‌

“A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto – Acirp vem orientando sua estrutura para a integração de crescimento econômico com justiça social e sustentabilidade ambiental. O desenvolvimento sustentável é um imperativo determinante de nossas ações.
E, como sociedade, podemos fazer mais pela sustentabilidade ambiental executando tarefas simples como dar o destino apropriado ao óleo vegetal utilizado no preparo de alimentos. Despejar no sistema de esgoto, em canais de água corrente ou simplesmente deixar em aterros o óleo vegetal usado traduz-se num desastre para o meio ambiente e para a vida no planeta.”
Osvaldo Luís do Nascimento - 2º Vice-Presidente da Acirp         ‌

Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus é uma entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos dedicada ao amparo e proteção de pessoas carentes. Seu trabalho engloba a gestão de hospitais, serviços de saúde, albergues, comunidades terapêuticas de recuperação, ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas, entre outros.

No projeto ÓLEO DO BEM, a Associação será beneficiada através da contribuição para a manutenção das obras da instituição e no recebimento de sabões ecológicos.

" A sociedade civil é parte integrante no processo de construção desse projeto, e ela interage ativamente com a instituição, pois nenhuma instituição filantrópica consegue manter suas atividades sem essa participação. Então, esse projeto é de suma importância, pois além de contribuir com o meio ambiente, que tem tudo haver com São Francisco de Assis, patrono da ecologia, ele também irá salvar vidas, somos gratos de poder estar incluídos nesse processo."
Frei Francisco Belotti - Presidente Nato - Associação e Fraternidade

CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

A CETESB é a agência ambiental paulista responsável pelo controle, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras do ar, solo e água.

A agência está no rol dos 16 Centros de referência da ONU para questões ambientais e auxilia 184 países no gerenciamento do ambiente através do compartilhamento de informações e tecnologia.

Além disso, é uma das 5 instituições mundiais da Organização Mundial da Saúde que analisa a qualidade da água para o abastecimento e presta consultoria sobre resíduos perigosos na América Latina, ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

"O óleo comestível descartado na água da pia contamina a água na proporção de 1 litro de óleo para 25 litros de água, além de causar prejuízos na manutenção de encanamentos e do sistema de tratamento de esgoto. Por essa razão, o setor de óleo comestível vem firmando Termos de Compromisso de Logística Reversa no Estado desde 2012 e esse produto foi incluído na lista daqueles sujeitos à logística reversa pela Resolução SMA 45/2015. Somados aos esforços de sistemas de coleta instituídos por fabricantes, comerciantes e distribuidores, também são promovidas iniciativas voluntárias em prol da educação ambiental no tema, como é o caso do Projeto Óleo do Bem. Iniciativas como esta contribuem para o aumento da coleta de óleo comestível, reduzindo, assim, o impacto que ele gera nos ambientes aquáticos e no sistema de coleta e tratamento de água e esgoto."
Patrícia Iglesias - Presidente-Diretora da CETESB