Cada vez mais as novas gerações estão interessadas e engajadas no ativismo ambiental.

A ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, tem apenas 18 anos mas já é conhecida como uma grande ativista ambiental e uma das maiores vozes sobre assuntos climáticos da atualidade.

Em 2019, Greta apresentou uma queixa formal à ONU (Organização das Nações Unidas), diretamente ao Comitê dos Direitos das Criança feita em conjunto com outros 15 ativistas (de 8 a 17 anos) acusando o Brasil de não fazer o suficiente para combater o aquecimento global. A denúncia pedia para que os países criem medidas para proteger as crianças dos efeitos da crise climática.

A estudante chama atenção ao se apresentar em assembleias globais e encontros sobre o clima e sobretudo por fazer discursos contundentes para líderes internacionais.

Apesar da pouca idade, a postura de Greta é cada vez mais comum entre crianças e jovens. Um estudo feito este ano pela ONG Plan International ouviu 1800 jovens entre 15 e 24 anos, de 37 países, incluindo o Brasil, e concluiu que 98% dos entrevistados estão preocupados com a emergência climática.

Segundo a Conselheira de Política e Incidência para Mudanças Climáticas da Plan International, Jessica Cook, a questão climática é decisiva no momento e são os jovens que vão suportar todos os impactos. Ela também conclui que como na maioria das emergências mulheres e jovens provavelmente sofrerão as consequências mais devastadoras.

Em 2018, o movimento #FridayForFutere mostrou o quanto a nova geração está cada vez mais interessada por ações mais concretas a favor do clima. O movimento mobilizou crianças e jovens do mundo todo em prol de soluções para as mudanças climáticas, que teve início com Greta, que com apenas 16 anos decidiu faltar às aulas nas sextas-feiras para protestar em frente ao parlamento sueco.

Depois do estopim, a ação se espalhou por 130 países, 2 mil cidades e atingiu cerca de 2 milhões de pessoas.


Fonte: PAN International Brasil; BID; Super Interessante; Imagem de Sonia Mertens por Pixabay.


Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite