A Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental lançaram, no dia 21 de setembro, o projeto Óleo do Bem no munícipio em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções Jornalista Nelson Carmargo. O evento também marcou o início da Gincana Óleo do Bem, uma atividade entre as escolas que incentiva a doação de óleo de cozinha usado.

O projeto Óleo do Bem chega em Votuporanga para repetir o modelo de incentivo à reciclagem do óleo de cozinha que faz bastante sucesso em São José do Rio Preto, onde esse tipo de ação já recolheu mais de 44 mil litros desse tipo de resíduo, preservando assim mais de 1 bilhão de litros de água.

A cerimônia promovida pela Saev Ambiental e a Prefeitura contou com a presença de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e parceiros do projeto Óleo do Bem. Gustavo Vilela, superintendente da Saev, falou sobre o quanto esse projeto é importante para a preservação ambiental.

“Os objetivos principais do projeto são fortalecer as ações já realizadas em nosso município e incentivar ainda mais a educação ambiental nas unidades de ensino”, disse.

Prefeitura, Saev Ambiental, Projeto Olho no Olho e Maritacas são os parcerios do Óleo do Bem na reciclagem do óleo de cozinha usado em Votuporanga

O Óleo do Bem é um projeto que tem como finalidade reduzir o descarte irregular do óleo de cozinha usado pela população do interior do Estado de São Paulo e promover a reciclagem desse resíduo.

Para cumprir a sua missão, o projeto aposta no trabalho com as crianças, o que vai ao encontro da proposta de ensino ambiental de Votuporanga. Hoje, a maioria dos pontos de coleta no município – já são 40 espalhados pela cidade – estão localizados em escolas municipais e estaduais.

“Há alguns anos já trabalhamos com essa conscientização e educação ambiental nas escolas para arrecadação de óleo de cozinha usado envolvendo as crianças. Sabemos do poder que todas elas possuem dentro de suas casas, junto de suas famílias”, afirma o disse prefeito Jorge Seba, que também participou da cerimônia de lançamento

“Agora, com novos parceiros e com a ampliação das ações, nossa abrangência certamente será ainda maior e, com isso, evitaremos que esse produto seja descartado irregularmente, protegendo nosso meio ambiente”, analisa o prefeito.

Fábia, do TEM+, apresenta o projeto Óleo do Bem

Sobre a dinâmica da campanha, Fábia Leite, gerente de experiência do TEM+, explicou que a doação é feita de forma simples: basta recolher o óleo de cozinha em garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta.

“Além de ajudar na preservação do meio ambiente, cada pessoa que doar os dois litros de óleo de cozinha, ganha duas barras de sabão ecológico”, enfatizou.

Gincana nas escolas de Votuporanga

Votuporanga também vai participar da Gincana Óleo do Bem, uma ação que visa despertar nos alunos do ensino fundamental e infantil um olhar mais sensível sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado e a preservação da natureza.

As escolas serão divididas em grupos e as instituições que alcançarem o maior número de litros por alunos receberão os prêmios do Óleo do Bem. Esse formato foi desenvolvido para que todas as escolas tenham a mesma competitividade.

Escolas de Votuporanga receberam dois kits com brindes para premiar os alunos mais engajados com a Gincana Óleo do Bem

Todas as escolas inscritas na Gincana poderão premiar seus alunos mais engajados. Cada instituição recebeu 2 kits surpresa para entregarem aos estudantes que mais arrecadarem óleo de cozinha usado a cada mês.

O aluno e o professor mais engajado das escolas vencedoras ganharão um tablet e um celular, respectivamente. A escola que apresentar a maior coleta de óleo de cozinha usado receberá a doação de itens educacionais no valor de R$ 1.000,00. Isso sem contar a realização do Dia do Bem nas escolas vencedoras da Gincana.

Pontos de coleta no município de Votuporanga

Para ajudar o meio ambiente com a reciclagem do óleo de cozinha usado, o munícipe de Votuporanga pode encontrar os pontos de coleta clicando aqui. Para descobrir o local, basta inserir o CEP no espaço indicado.

Os pontos de coleta apenas aceitarão o óleo de cozinha se ele estiver armazenado em garrafa pet.

Todo o óleo de cozinha usado coletado em Votuporanga pelo Óleo do Bem será transformado em diversos produtos como o sabão e biodiesel. Além disso, o resíduo, quando tratado, também pode entrar na composição de ceras, tintas e massa de vidraceiro, na farinha básica para ração animal, ser usado na queima de caldeiras.