Confira aqui matéria exibida no TN2 da TV TEM dia 14/03/23.

Foi realizada em Lins, nessa terça-feira, dia 14, cerimônia para marcar a assinatura de um acordo de cooperação para implantação do projeto Óleo do Bem no município.

Além do Prefeito de Lins, João Luís Lopes Pandolfi, e do vice-prefeito, André Luiz Previato Kodjaoglanian, representantes das empresas parceiras e patrocinadoras do Óleo do Bem participaram da reunião, entre eles, Luiz Ricardo Queiroz (Dir. Institucional da TV TEM), Eduardo Maki (Presidente do Instituto Triângulo), Napoleão Braga Gumiero e Miguel Romero (sócios da Cerol Óleo Vegetal) e executivos da Sabesp.

“Mais uma parceria importante sendo desenvolvida para a cidade, em breve, divulgaremos os locais de coleta para que a população junte se a nós rumo a uma Lins mais sustentável”, disse Dr. João Pandolfi, Prefeito de Lins.

“Receber Lins nessa grande rede colaborativa que é o Óleo do Bem é um grande satisfação. Estamos aqui para somar forçar a outras iniciativas do município, para colaborar com a construção de uma sociedade cada vez sustentável!” comentou Luiz Ricardo Queiroz.

O Óleo do Bem é uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado em unidades de ensino, de saúde, além de instituições sociais e pontos comerciais.

Para cada litro de óleo doado, o morador de Lins ganhará em troca uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica.

A implantação dos pontos de entrega voluntária acontecerá, no início do mês de abril, em unidades do CRAS, CAPS e da Saúde da Família e outros estabelecimentos. Por isso, a população já pode ir guardando o resíduo: basta deixar o óleo esfriar, colocar em garrafa pet e, assim que os pontos de coleta estiverem funcionando, trocar pelas barras de sabão

Atualmente, o projeto conta com 250 pontos de entrega voluntária em 11 cidades do interior do Estado de São Paulo e já reciclou 60,8 mil litros de óleo de cozinha usado. Para se ter ideia do impacto positivo da iniciativa, ao descartar corretamente todo esse resíduo, evitamos que 715 mil quilos de CO2 sejam jogados na atmosfera, o que equivale a deixar 2.007 carros populares sem rodar durante 1 mês.

Todo óleo recebido é transformado no sabão ecológico e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição do solo, rios e demais fontes de água da cidade.

Em Lins, o Óleo do Bem conta com o patrocínio da Sabesp e do Óleo Vila Velha, apoio do Governo do Estado de São Paulo, CETESP, Prefeitura de Lins e com a promoção da TV TEM e do Portal temmais.com. O projeto é uma iniciativa do TEM+ em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal.