Entre tantas palavras que surgem nas redes sociais, está o “Lixo Zero”, propagada por perfis de sustentabilidade ou influenciadores do tipo, este é um novo conceito de consciência ambiental que parece que veio para ficar.

De acordo com o Instituto Lixo Zero Brasil, este conceito representa o máximo de reaproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução significativa do direcionamento destes materiais para os aterros sanitários ou para incineração.

Para o Zero Waste International Alliance (ZWIA), o Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas e mudar suas práticas de modo que incentive ações sustentáveis e boas práticas de pós-consumo.

Além da mudança de prática, o objetivo do conceito Lixo Zero é gerar reflexões acerca do consumo desenfreado e suas consequencias dos dias atuais em todos os setores da sociedade: para indústria, através da produção e design do produto; para o comércio, através da comercialização e do descarte; para a comunidade, por meio do consumo consciente, do uso e descarte; para  o governo, por meio de leis que aplicam responsabilidade na comunidade e na indústria.

Os R’s do Conceito Lixo Zero

Repensar: Banir a ideia de que resíduos são sujos e promover a educação para o descarte correto de cada tipo de lixo.

Reutilizar: Diversos objetos e materiais podem ser reutilizados antes de serem encaminhados para a reciclagem. Como as garrafas PETs para hortas verticais, latas de alumínio para porta lápis ou potes de sorvete para armazenar alimentos.

Reduzir: Gerar o mínimo de lixo possível.

Reciclar: Reaproveitar o resíduo para fabricar outros produtos, sem encaminhá-lo para aterros e fazer a compostagem em casa.  


Fonte: Instituto Lixo Zero Brasil.

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite