Projeto que tem o objetivo de incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha já recolheu mais de 30 mil litros da substância, ajudando a preservar mais de 758 milhões de litros de água

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o projeto Óleo do Bem comemora excelentes resultados! A iniciativa, que teve início em São José do Rio Preto em agosto de 2021, já recebeu a doação de mais de 30 mil litros de óleo de cozinha usado. A quantidade de substância recolhida ajudou a preservar mais de 758 milhões de litros de água, o equivalente a 303 piscinas olímpicas.

Lançado em agosto do ano passado em São José do Rio Preto, o Óleo do Bem tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha. No mês passado, a cidade de Votuporanga também firmou parceria com o projeto e logo terá pontos de coleta ativos para receber óleo.

Em abril desse ano, o projeto lançou a Gincana Óleo do Bem para aprofundar o debate sobre sustentabilidade entre alunos e professores das escolas públicas e privadas de São José do Rio Preto.

Completando seu segundo mês no final de maio e com 75 instituições participando, a Gincana está sendo um sucesso! Ao todo, mais de 14 mil litros de óleo de cozinha usado já foram encaminhados para reciclagem a partir do engajamento de alunos, pais e professores.

Quer participar do projeto? Para doar o óleo de cozinha usado na sua casa é simples: basta esperar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta do projeto (acesse www.oleodobem.com e confira qual o ponto de coleta mais próximo de você). Toda doação recebida será transformada em sabão e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a eventual poluição dos solos, dos rios e demais fontes de água da cidade. Cada pessoa que doar dois litros de óleo, ganha duas barras de sabão ecológico.

Sobre o Óleo do Bem:

O projeto é realizado pelo TEM+ em parceria com o Instituto Triângulo e a Cerol Óleo Vegetal. Conta com o patrocínio da empresa Óleo Villa Velha e o apoio da TV TEM,  CETESB, Prefeitura de São José do Rio Preto, ACIRP e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.