O projeto Óleo do Bem e a Sabesp assinaram uma parceria para ampliar o incentivo e a campanha de conscientização sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado o interior do Estado de São Paulo. Nos próximos meses, o Óleo do Bem chegará em 10 municípios em que a Sabesp faz o gerenciamento da água e esgoto.

“Graças à parceria com a Sabesp, poderemos levar para mais 10 municípios esse projeto vitorioso, que engajou os moradores e, principalmente, os alunos da rede de ensino de São José do Rio Preto e Votuporanga em um movimento em prol do meio ambiente e que, somente em 2022, reciclou quase 50 mil litros de óleo.” comentou Eduardo Maki, Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Triângulo e um dos responsáveis pelo projeto Óleo do Bem.

O esforço para a conscientização do descarte correto do óleo de cozinha usado faz jus ao fato de que esse resíduo é um dos grandes vilões do meio ambiente. Estudos afirmam que 1 litro de óleo é capaz de poluir 25 mil litros de água. Além disso, o óleo é a responsável por inúmeros casos de entupimentos da rede pública de esgoto pública e residencial.

Apenas no estado de São Paulo, dados apontam que 220 milhões de litros de óleo de cozinha sejam descartados todos os anos e apenas 10,4 % destinados para a reciclagem. Esse material, se não tratado, pode contaminar até 5,5 bilhões de metros cúbicos de água.

Os municípios a serem contemplados com o projeto serão divulgados em breve!