O projeto Óleo do Bem e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providencia de Deus promovem, no dia 24 de setembro, das 9h às 16h, uma ação conjunta no município de Mirassol.

Neste dia, os moradores de Mirassol poderão fazer a doação de óleo de cozinha usado, aquele utilizado, por exemplo, no preparo de alimentos como a batatinha frita. O óleo doado será encaminhado para reciclagem e a renda obtida nesse processo será revertida à Associação Lar São Francisco de Assis, que é a mantenedora do Hospital São Pedro.

Para participar dessa ação, a população de Mirassol deve armazenar o óleo de cozinha em garrafas pet, as pessoas ganharão uma barra de sabão ecológico (que pode ser usado na limpeza doméstica) a cada litro de óleo doado.

O local do ponto de coleta será instalado na entrada principal do hospital em construção, à avenida Fernando Antônio Vendramini, 4350, Parque dos Buritis, das 9h às 16h.

A reciclagem do óleo de cozinha

Além do caráter beneficente da ação, a arrecadação de óleo de cozinha usado é extremamente importante para a preservação do meio ambiente. O óleo é um resíduo com alta capacidade de poluição do solo e, principalmente, das águas. Estima-se que cerca de 1 litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água.

Quando descartado de forma irregular (a maioria das pessoas tem o costume de jogar o óleo usado na pia da cozinha) esse resíduo também pode entupir as redes de esgoto, sobrecarregando o sistema de saneamento básico das cidades.

No entanto, se reciclado, o óleo de cozinha usado deixa de agredir a natureza e gerar problemas com o tratamento de água, voltando à cadeia produtiva de diversas forma, como sabão para limpeza doméstica e biodiesel, além de entrar na composição química da farinha para ração animal, ceras, tintas e massa de vidraceiro.

Projeto Óleo do Bem

O Óleo do Bem é um projeto que tem como finalidade conscientizar a população do interior do Estado de São Paulo sobre o descarte irregular do óleo de cozinha usado e promover a reciclagem desse resíduo.

Para cumprir a sua missão, o projeto aposta em atividades socioeducativas como a Gincana Óleo do Bem e parcerias com secretarias municipais de educação.

O projeto nasceu de uma parceria entre o TEM+, o Instituto Triângulo e a Cerol Óleo Vegetal. Juntas, essas organizações colocaram suas expertises em comunicação, tecnologia, educação ambiental e reciclagem a serviço da preservação do meio ambiente.

Além dos parceiros operacionais, o projeto conta com o apoio da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, da TV TEM, Afiliada Globo na região, e de empresas que patrocinam o projeto.

Atualmente, o projeto está instalado em 8 municípios do Estado de São Paulo, entre eles São José do Rio Preto e Votuporanga. Em pouco mais de um ano de atividade, o projeto já arrecadou 45 mil litros de óleo de cozinha usado, preservando mais de 1 bilhão de litros de água.