O projeto Óleo do Bem desenvolveu um novo jogo de tabuleiro para dar suporte aos professores que desejarem trabalhar com a temática de reciclagem e preservação do meio ambiente em sala de aula. O game foi criado a partir do feedback dos docentes que participam da Gincana Óleo do Bem.

No jogo de tabuleiro, as crianças devem ajudar a Marina e o Luizinho, personagens principais do desenho animado do projeto Óleo do Bem, a chegarem na escola e entregaram os óleos de cozinha usados no ponto de coleta.

Durante essa jornada, os participantes terão que contornar os obstáculos construídos pelo vilão Monstro Gorduroso. Para vencer esse desafio, as crianças também contarão a ajuda do Olhudinho, o mascote do projeto, que fará com que avancem de maneira mais rápida ao seu destino.

O projeto realiza a produção desse material lúdico pois o trabalho de conscientização das crianças é uma das bases de atuação do Óleo do Bem. Os pequenos são agentes multiplicadoras e influenciadoras no âmbito familiar sobre o descarte correto desse resíduo. E, afinal, nada é melhor do que aprender brincado.

Além da questão ambiental, a aplicação do jogo em sala de aula é importante para o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças. Esse tipo de atividade estimula o raciocínio lógico, comunicação, inteligência emocional e concentração, entre outras. E fortalece também as habilidades sociais como “ganhar e perder”, limites do adversário e o respeito ao próximo.

O jogo de tabuleiro do Óleo do Bem está disponível para impressão no site oleodobem.com, no menu “Olhudinho”, na sessão de Kit Olhudinho Turminha (apesar de ser colorido, o jogo pode ser impresso em preto e branco). O download do material, assim como todas as outras atividades disponíveis, pode ser feito a qualquer momento.

Novas Ideias

Os professores ou representantes de escolas que desejam enviar uma mensagem ao projeto podem entrar no menu “contato” do site oleodobem.com e preencher o formulário disponível. Sempre estamos abertos a receber novas ideias e desenvolver ações que tem como objetivo difundir ainda mais a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado.