Muitas vezes a palavra sustentabilidade está relacionada diretamente ao Meio Ambiente, porém este conceito vai muito além disso.

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema, ou seja, um modo de agir diante da natureza como um todo e que pode ser aplicado no âmbito comunitário ou global.

Porém, para isso é necessário entender o que é Desenvolvimento Sustentável. A  definição mais aceita para este termo surgiu através da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, que concluiu que o Desenvolvimento Sustentável é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a das próximas gerações.

Só que para tal, todos os setores da sociedade devem estar em harmonia, principalmente o setor privado. E foi por isso que o sociólogo britânico John Elkington publicou um artigo na década de 90, no qual cunhou o termo Triple Bottom Line, que em português significa Tripé da Sustentabilidade. Segundo Elkington, uma empresa deve levar em conta três pilares básicos (Pessoas, Planeta e Lucro) para ser de fato uma agente do Desenvolvimento Sustentável.

Para alcançar este objetivo é fundamental estar alinhado com cada tópico do Tripé da Sustentabilidade, sendo eles, Social, Econômico e Ambiental.  A seguir, entenda mais sobre cada um deles.

Social

A Responsabilidade Social é um dos assuntos mais abordados no mundo corporativo, contudo poucas empresas aplicam esta questão no seu dia a dia. Para estar de acordo com boas práticas sociais, uma empresa deve exercer essa responsabilidade dentro da companhia, como também estender essa atuação para à comunidade.

Um dos exemplos de responsabilidade social interna é a oferta de boas condições de trabalho para os funcionários, através da inclusão, remuneração justa e suporte.

Na comunidade, a companhia pode atuar por meio de projetos sociais e programas de incentivo educacional, entre outros.

Econômico

Este tópico está diretamente ligado à responsabilidade em cada setor da empresa, através do cuidado com cada departamento, por meio do investimento em materiais novos, fiscalização, responsabilidade na gestão financeira e fiscal.

Ambiental

Apesar da sustentabilidade não ser somente sobre o Meio Ambiente, este tema, obviamente, também faz parte deste conceito.

Uma empresa sustentável deve estar alinhada com práticas que causem o menor impacto possível no planeta, através de uma produção menos poluente, descarte adequado de matéria-prima e na exploração responsável de recursos naturais.  

Para aplicar o Tripé da Sustentabilidade é necessário mudanças estruturais dentro da empresa, porém, a longo prazo os resultados podem ser muito satisfatórios, tanto para empresa, quanto para o planeta. Portanto, aliar-se a projetos de Desenvolvimento Sustentável pode ser um grande passo para alcançar este objetivo. Conheça alguns deles:

Pacto Global Brasil

O Pacto Global é uma iniciativa lançada pelo ex-secretário das Nações Unidas, Kofi Annan em 2000, que consiste em um convite para as empresas buscarem estratégias baseadas nos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, a fim de gerar ações positivas para o enfrentamento de problemas da sociedade. Hoje é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo que abrange 160 países. Para saber mais acesse: https://www.pactoglobal.org.br/

ESG

O ESG, sigla para "Environmental, Social and Governance", que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança, é um termo utilizado para denominar práticas empresariais de investimento que estão alinhadas com os critérios de sustentabilidade. A adoção das diretrizes do ESG em uma empresa exige grandes mudanças estruturais em relação aos impactos ambientais e sociais. Para saber mais acesse: http://www.esgbrazil.com.br/


Fonte: eCycle; Pacto Global, ESG Brazil; Rock Content.

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite