Jogar qualquer coisa no lixo é algo tão corriqueiro que acabamos fazendo isso no automático, sem refletir em como nossas atitudes impactam o meio ambiente. Na verdade, todos nós pensamos no lixo quando ele se torna incomodo, mas o descartamos sem imaginar para onde esse resíduo é destinado.

Em muitos casos, o material que jogamos fora poderia ser reutilizado e voltar à cadeia produtiva sem poluir o meio ambiente. Tenhamos como exemplo o óleo de cozinha usado: quando descartado da forma correta (nos pontos de reciclagem), ele é tratado e transformado em sabão, combustível ou usado nas rações de animais. No entanto, quando jogado no lixo comum, torna-se uma substância capaz de contaminar milhões de litros de água.

A reciclagem do lixo é a solução mais prática para reduzirmos o impacto ambiental produzido neste cenário. E a seleção dos materiais começa com a gente, naquele instante em que você decide se jogará ou não um material no lixo comum.

Por isso, antes jogar qualquer coisa na lixeira, pare por 1 segundo e reflita se esse lixo pode ser reciclado. Isso poderá mudar a nossa realidade. Além disso, sempre busque mais informações sobre esse assunto e adote hábitos sustentável, somente assim viveremos em um país mais limpo.