O Instituto Triângulo, um dos parceiros do ÓLEO DO BEM é uma Organização não Governamental, com certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), reconhecida pelo Governo Federal que tem como missão incorporar atitudes sustentáveis no dia a dia das pessoas que vivem em ambiente urbano.

Desde 2002, o instituto promove o descarte consciente do óleo de cozinha com o auxílio jovens empreendedores ambientais. O trabalho de reciclagem do óleo de cozinha é a principal ação da ONG para a educação ambiental, por meio da preservação, consumo consciente e inclusão social, bases para um desenvolvimento sustentável.

Em 2012 o instituto criou uma campanha chamada Junte Óleo que tem como objetivo a disponibilização de pontos de troca de óleo de cozinha por sabão reciclado do próprio óleo vegetal, assim como o projeto ÓLEO DO BEM.

Além da campanha para a comunidade, a ONG promove o “Junte Óleo Granel", que é direcionado para os estabelecimentos comerciais que geram, por conta própria, uma quantidade significativa de óleo vegetal usado, com estimativa superior a 30 litros/mês.

Todo o óleo usado coletado é utilizado para a produção de sabão ecológico e biodiesel. Através da Usina Verde, fábrica de produção de sabão ecológico da ONG,  o Instituto Triângulo produz 92.000 barras de sabão mensalmente, porém, sua capacidade produtiva é de 303.600 barras por mês.

No ano de 2015, o Instituto Triângulo ganhou o 14º Marketing Best de Sustentabilidade com a campanha “Junte Óleo”, além de outras campanhas como Ultragaz Coleta e Soya Recicla.

Hoje o Instituto Triângulo possui a maior rede de mobilização ecológica urbana do Brasil em prol da reciclagem de óleos e gorduras residuais com mais de 3.250 pontos de troca, atendendo 116 cidades nos estados de São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.


Fonte: Instituto Triângulo

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite