O óleo de cozinha é um dos coadjuvantes mais importantes da gastronomia pois está presente nas receitas mais saborosas da culinária do Brasil. Por isso, é um produto muito utilizado.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove) apontam que, em média, uma família brasileira consome 4 litros de óleo por mês.

Mas não é apenas na culinária que o óleo de cozinha tem grande destaque.

Quando descartado incorretamente (o hábito mais comum da população é jogá-lo pela pia), o óleo gera diversos impactos severos para a natureza e o nosso meio ambiente.

Óleo de cozinha usado é um dos grandes vilões do meio ambiente

Óleo de cozinha na pia

À medida que o produto é descartado nos ralos ou nas pias das cozinhas, o óleo usado percorre todo o sistema de esgoto, prejudicando os encanementos residenciais e os geridos pelas empresas públicas de saneamento básico.

Isso acontece porque o óleo de cozinha usado transforma-se em uma massa de gordura quanto entra em contato com o cabelo humano, a água e os restos de comida.

Essa matéria, gerada a partir dos resíduos jogados nas tubulações, entopem os canos e caixas de gordoura, e podem até atrair animais como baratas e ratos.

No entanto, o estrago é ainda maior quando essa mistura gordurosa chega nas redes públicas de esgoto o estrago.

Veja: Metade do entupimento das redes de esgoto é causado pelo óleo de fritura

Com o entupimento das tubulações é necessário a utilização de substâncias altamente tóxicas para a limpeza, causando danos significativos ao meio ambiente.

Esse processo também torna o tratamento da água ainda mais caro.

Óleo de cozinha usado polui bilhões de litros de água por ano

Além do estrago nas tubulações de esgoto, o descarte incorreto do óleo de cozinha usado também pode causar uma série de desastres ambientais.

Quando jogamos o óleo usado em lugares que não são aproriados para a coleta desse tipo de resíduo, é provável que o óleo contamine o solo e os lençóis freátivos, fonte de grande parte da água potável do país.

Levando em consideração que 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir até 25 mil litros de água, temos uma estimativa assustadora quando ligamos esses dados ao fato de que o brasileiro descarta irregularmente 700 milhões de litros de óleo por ano.

1 litro de óleo de cozinha polui até 25 mil litros de água

Ao chegar nos rios e mares, o óleo de cozinha também interfere na biodiversidade desse espaço.

Como o óleo não se mistura com a água, ele permanece na superfície aquática bloqueando entrada de oxigênio e luz solar, o que mata todas as plantas e os seres vivos.

No entanto, todos  problemas relacionados ao descarte incorreto do óleo de cozinha podem ser resolvidos com um simples ato.

Reciclagem de óleo de cozinha usado

Quando levamos o óleo de cozinha usado em um ponto de coleta, e destiná-lo à reciclagem, evitamos que esse resíduo chegue à natureza e provoque todos esses problemas.

Além disso, com a reciclagem, o óleo de cozinha pode ser transformado em diversos produtos como: sabão, ceras, tintas, massa de vidraceiro, farinha básica para ração animal e entre outros.

Geralmente, os municípios possuem ou apoiam algum programa de reciclagem de óleo de cozinha. Porém, São José do Rio Preto e Votuporanga tem uma ação que tem feito a diferença nessa questão.

Projeto Óleo do Bem faz a coleta de óleo de cozinha usado

Essas cidades aderiram ao projeto Óleo do Bem, uma parceria entre o TEM+, o Instituto Triângulo e a Cerol Óleo Vegetal, que tem o objetivo de conscientizar e orientar a população a descartar de forma adequada o óleo de cozinha.

Além de implantar pontos de coleta por todo o território destes municípios, as ações do Óleo do Bem  diminuem os impactos ambientais e levam educação ambiental para a comunidade, por meio de uma série de eventos, palestras, ações, conteúdos sobre sustentabilidade e até um desenho animado.

No total, o projeto arrecadou mais de 40 mil litros de óleo de cozinha usado em menos de um ano de atuação. Isso é o equivalente à preservação de mais de 1 bilhão de litros de água.

Coleta do óleo de cozinha

Em Rio Preto e Votuporanga, organizações sociais, escolas municipais e particulares, mercados e demais estabelecimentos comerciais também são pontos de coleta de óleo de cozinha usado.

Os parceiros do projeto contam um latão coletor, materiais para a divulgação e fazem parte da lista de pontos de coleta do site www.oleodobem.com, com a divulgação dos seus endereços e logomarcas.

Projeto Óleo do Bem está em São José do Rio Preto e Votuporanga

Ao entregar uma garrafa pet com 2 litros de óleo usado em um dos pontos de coleta do ÓLEO DO BEM, o doador recebe, em troca, 2 barras de sabão para uso na limpeza doméstica.

Todo o óleo recolhido será enviado para ser transformado em sabão e em outros produtos.

Além dos parceiros operacionais, o projeto conta com o patrocínio e apoio das seguintes instituições e marcas: Vila Velha, TV TEM, Prefeitura de São José do Rio Preto, CETESB, ACIRP e Associação Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus.

Através do site do ÓLEO DO BEM é possível encontrar postos de coleta, notícias sobre sustentabilidade e mais informações sobre como participar do projeto.

Fontes: Brasil Escola; AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento; Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleo.

Mais informações sobre o projeto Óleo do Bem

Óleo do Bem preserva mais de 1 bilhão de litros de água em São José do Rio Preto
Em 1 segundo podemos tornar o Brasil mais sustentável
Crianças mudam o comportamento dos pais por conta da Gincana Óleo do Bem