Com pouco mais de um mês de atividades, a Gincana Óleo do Bem já mudou a realidade dos lares de São José do Rio Preto quando o assunto é o descarte correto do óleo de cozinha usado. Os alunos da rede municipal e particular de ensino tornaram-se verdadeiros multiplicadores dos conceitos de consciência ambiental.

As diretoras das escolas inscritas na competição notaram que os pais também estão motivados e ajudando seus filhos a arrecadarem quantidades cada vez maior de óleo do cozinha usado, evitando o descarte incorreto desse tipo de resíduo residencial.

Adrielle Fernanda da Silva, coordenadora pedagógica da escola Jean Piaget, percebeu que os responsáveis pelas crianças abraçaram muito rápido a ideia de participar da competição e fazer o melhor para a natureza.

“Estamos vendo os pais com bastante empenho em contribuir com a campanha e, ao mesmo tempo, dando destino correto ao óleo de cozinha”, disse. “Com a gincana as crianças estão envolvidas diretamente nas ações, contribuindo para termos um meio ambiente melhor para se viver”, afirmou Adirelle.

Ponto de Coleta do Colégio Cognitivo

No Colégio Cognitivo Rio Preto, a diretora Rúbia Mara Pedrosa Viannam teve a mesma percepção. Nesta instituição os professores também inseriram o ensino sobre o descarte irregular do óleo de cozinha usado nas aulas de ciência.

“As professoras comentaram sobre a importância do descarte do óleo usado em todas as salas de aula, e também enviaram vídeos explicativos e distribuíram notícias nas agendas dos alunos. Como forma adicional de incentivar, aqui cada aluno que contribui com a gincana ganha um adesivo e folhas do Óleo do Bem para colorir”, explicou a diretora.

Neste mês, a gincana entrou em sua segunda etapa com grandes perspectivas de arrecadação de óleo de cozinha usado. Na primeira etapa, em abril, foram 6.618 litros de óleo arrecadado pelos alunos de São José do Rio Preto, preservando assim 165 milhões de litros de água, o equivalente a 66 piscinas olímpicas.

Esse número foi o recorde de arrecadação do projeto Óleo do Bem, que está em atividade a pouco mais de um ano na cidade. “Precisamos desse tipo de campanha todos os anos, porque a população precisa ser lembrada, instigada e conscientizada sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado”, ressalta a coordenadora pedagógica Adrielle.

A Gincana Óleo do Bem conta com a participação de mais de 70 instituições de ensino particulares e municipais de São José do Rio Preto. O objetivo da atividade é incentivar as crianças e adolescentes a se engajarem em ações coletivas de preservação do meio ambiente e aumentar a arrecadação do óleo de cozinha usado. “Foi um incentivo muito grande tanto para os alunos como para os pais, que estão empenhados em participar”, disse a diretora Rúbia.

No final de maio, a organização da Gincana Óleo do Bem encerra a segunda etapa, contabilizando a arrecadação mensal de óleo e divulgando o ranking das escolas e alunos mais engajados com o projeto. A expectativa é que os alunos consigam bater novamente o recorde de óleo doado ao projeto Óleo do Bem.