Hoje, trouxemos aquela notícia que deixa o coração cheio de orgulho: os dados do primeiro mês de arrecadação de óleo de cozinha usado. Após 20 dias de esforço e com a colaboração de centenas de moradores, pode-se dizer que o projeto começou com o pé direito. Vem conferir os detalhes.

Grande parte da população reconhece o quanto o óleo de cozinha, quando descartado incorretamente, pode ser prejudicial ao meio ambiente e causar impactos negativos. O que muitos ainda não sabem é que isso pode ser transformado de uma maneira simples e sustentável.

Iniciado no dia 09 de agosto de 2021 na cidade de São José do Rio Preto, o projeto Óleo do Bem tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos negativos que o descarte incorreto do óleo podem gerar. Orientando o descarte correto, o projeto, junto com dezenas de parceiros, oferece cerca de 70 pontos de coleta desses resíduos, entre eles escolas e organizações sociais que se colocaram à disposição para colaborar com o projeto. Nos pontos de coleta, os moradores que levam uma garrafa pet de 2 litros com óleo usado recebem, em troca, 2 barras de sabão para o uso em limpeza doméstica.

No mês de agosto, foram arrecadados 2.641 litros de óleo! Destacando que o resultado obteve-se em apenas 20 dias de arrecadação, o primeiro mês não surpreende apenas na quantidade, mas também no que ela significa para o meio ambiente. Ao descartamos corretamente todo esse óleo, garantimos que 72 milhões de litros de água sejam preservados, o que equivale a 29 piscinas olímpicas cheinhas!
Isso também evita que 34 mil quilos de emissões CO2 sejam evitadas! É como se 95 carros populares ficassem 1 mês inteirinho sem rodar. Não é incrível?
Além disso tudo, todas as 1555 garrafas pet encaminhadas com óleo usado são limpas e encaminhadas para reciclagem. Terminando a rodada por nossos indicadores, nesse período já foram distribuídas 3.110 barras de sabão para os doadores de óleo usado.

Muita coisa né? Já pensou que você pode fazer parte desse movimento e convidar seus amigos para se solidarizar também?

Por meio do site www.oleodobem.com é possível encontrar os pontos de coleta, notícias sobre sustentabilidade e mais informações sobre como participar do projeto.

Por: Natiele Borges da Motta

Sob a supervisão de Fábia Leite.