Visando alertar a população sobre o correto descarte do óleo de cozinha usado, a Prefeitura de Itatiba assinou, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, termo de cooperação para implantar o projeto Óleo do Bem no município.

Estiveram presentes a cerimônia o prefeito de Itatiba, Thomás Antonio Capeletto de Oliveira, Sueli de Moraes Tuon (Secretária de Educação), Gustavo Cosenza de Almeida Franco (Secretário de Meio Ambiente e Agricultura) e Antonio de Carvalho (Secretário de Negócios Jurídicos) entre outras autoridades municipais erepresentantes das empresas que executam e apoiam o projeto Óleo do Bem: Fábia Leite (Gerente de Marketing Expansão do projeto), Fernando Negrini (Gerente de Mercado TEM+), Napoleão Braga Gumiero (sócio da Cerol Óleo Vegetal), Cleber Frank Ebúrneo (Gerente divisional da SABESP) e Maurílio Arrais de Brito (Coordenador técnico da Sabesp).

"Como é o mundo em que vamos viver nos próximos anos? É com essa pergunta e de olho no futuro que hoje aderimos ao Óleo do Bem, um projeto que vale a pena. Estamos fazendo a nossa parte pelo meio ambiente hoje, pensando no amanhã. É muito bom saber que somos a mais nova cidade participando dele. É muito gratificante para nós”, disso o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante a reunião.

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível e acessível.

O cuidado com a quantidade de água utilizada para tomar banho, escovar os dentes, lavar o quintal ou o carro é sempre muito divulgado. Mas nesse Dia da Água vamos falar de uma outra e importante atitude que pode ajudar a preservar esse bem tão precioso para todos nós: o correto descarte do óleo de cozinha usado.

Jogar o óleo de cozinha usado no ralo da pia é um grande problema para o meio ambiente. Ele contamina e degrada todos os locais por onde passa. Primeiro, entope os encanamentos residenciais ao grudar nas paredes das tubulações e reter restos de alimentos, o que atrai ratos e baratas. Em seguida, chega à rede pública de esgoto causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores. Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície da água que impede a passagem da luz do sol, comprometendo o oxigênio existente e causando a morte de peixes e da vegetação aquática.

O projeto Óleo do Bem, uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado em unidades de ensino, de saúde, além de instituições sociais e pontos comerciais, propõem uma solução para o correto descarte do óleo de cozinha usado.

Para cada litro de óleo doado, o morador de Itatiba ganhará, em troca, uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica. A implantação dos pontos de entrega voluntária acontecerá em abril em escolas municipais e ecopontos.

Por isso, a população já pode ir guardando o resíduo: basta deixar o óleo esfriar, colocar em garrafa pet e, assim que os pontos de coleta estiverem funcionando, trocar pelas barras de sabão

Atualmente, o projeto conta com 250 pontos de entrega voluntária em 11 cidades do interior do Estado de São Paulo e já reciclou 60,8 mil litros de óleo de cozinha usado. Para se ter ideia do impacto positivo da iniciativa, evitamos que 1,5 bilhões de litros de água fossem poluídos se todo esse óleo fosse descartado incorretamente!

O óleo recebido pelo projeto é transformado no sabão ecológico e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição do solo, rios e demais fontes de água da cidade.

Em Itatiba, o Óleo do Bem conta com o patrocínio da Sabesp, apoio do Governo do Estado de São Paulo, CETESP, Prefeitura de Itatiba e com a promoção da TV TEM e do Portal temmais.com. O projeto é uma iniciativa do TEM+ em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal.