Nos últimos meses, o projeto Óleo do Bem ampliou sua rede de pontos de coleta de óleo de cozinha usado e chegou a 7 cidades. Agora, o projeto estará presente, pontualmente, nos seguintes municípios: Itapeva, Campo Limpo Paulista, Itapetininga, Votorantim, São Roque, Várzea Paulista e Assis. Você pode conferir aqui os endereços dos pontos de coleta. Basta você inserir o seu CEP e a busca automática entrará o ponto mais perto da sua casa.

Desta forma, a população destes municípios terá a oportunidade de fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado. Com o aumento dos pontos, além de ampliar a arrecadação desse resíduo, o projeto também contribui cada vez mais para a preservação do meio ambiente.

Por que fazer o descarte do óleo de cozinha usado?

O óleo de cozinha usado é um dos grandes violões na luta pela preservação do meio ambiente. Isso porque é muito comum as pessoas jogarem o óleo de cozinha nas pias ou nos ralos ao invés de levarem esse resíduo para a reciclagem. Ao despejar o óleo no esgoto residencial, ele se mistura com a matéria orgânica presente no local - principalmente o cabelo humano - causando o entupimento das redes e aumentando o custo do tratamento de água.

Além disso, com o descarte incorreto, o óleo de cozinha pode alcançar os lençóis freáticos das cidades, poluindo as nascentes de água potável. Há casos também do óleo de cozinha usado chegar até os oceanos e rios. Quando isso acontece, por conta da composição do óleo, há o impedimento da oxigenação da água, sufocando e matando os seres vivos aquáticos.

Os órgãos de saneamento básico brasileiros estimam que cerca de 1 litro de óleo de cozinha usado pode contaminar mais de 25 mil litros de água. O que é um desastre ambiental se considerarmos que os brasileiros despejam, segundo a AESB (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento), irregularmente mais de 700 milhões de litros de óleo por ano.

Como fazer a reciclagem do óleo de cozinha usado

Para combater esse extermínio ao meio ambiente, a ação individual de cada pessoa importa. Para fazer a doação do óleo de cozinha usado, as pessoas devem armazená-lo em uma garrafa pet de 2 litros. Uma dica para o melhor armazenamento é esperar o óleo esfriar antes de colocá-lo na garrafa.

Quando o recipiente estiver cheio, você deve leva-lo ao ponto de coleta mais próximo da sua casa. Ao entregar o óleo, o munícipe ganhará 2 barras de sabão para limpeza como uma recompensa por ajudar o meio ambiente.

Após receber o óleo de cozinha, o projeto Óleo do Bem realiza a reciclam desse material, transformando-o em sabão, biodiesel, ração animal, entre outros materiais. Todo o processo de reciclagem do projeto Óleo do Bem é certificado pela CEETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), empresa pública responsável pelo controle das atividades de geração de poluição no estado. Isso significa que todos os procedimentos do projeto não agridem o meio ambiente.

Veja onde é realizada a coleta de óleo de cozinha usado do projeto Óleo do Bem

Aqui, em nosso site, você encontra todos os locais de coleta de óleo de cozinha usado. Você deve acessar a aba "pontos de coleta" e inserir o seu CEP no local indicado. Após isso, clique no olhudinho e descubra o endereço para levar a garrafa pet com o óleo usado.

Leia mais notícias sobre o Óleo do Bem:

Óleo do Bem preserva mais de 1 bilhão de litros de água em São José do Rio Preto
Em 1 segundo podemos tornar o Brasil mais sustentável
Crianças mudam o comportamento dos pais por conta da Gincana Óleo do Bem